Oferecer qualidade, mix de produtos, bom preço e atendimento passaram a ser obrigação. As empresas perceberam que é preciso ter outros pontos para atrair o cliente, e além disso, marcar muito a imagem junto ao consumidor.
A organização do espaço deve atrair o máximo de clientes possível, e de forma que eles se sintam confortáveis.
1 – ESPAÇO – as mercadorias que vendem mais devem ocupar mais espaço dentro da loja;
2 – ILUMINAÇÃO – Pode valorizar e destacar certas mercadorias;
3 – CORES – Devem ser utilizadas de forma a comunicar a identidade da loja, e não de acordo com o seu gosto;
4 – FACHADA – Deve ter impacto, utilize cores e materiais que realcem seu conceito e posicionamento;
5 – VITRINES – Devem induzir o cliente a entrar na loja em um curto espaço de tempo. O ideal é que sejam renovadas a cada semana;
6 – SOM – Lojas silenciosas intimidam o cliente, mas, o tipo de música depende do público, e não de acordo com o seu gosto;
7 – CHEIRO – Ambientes com cheiro agradável sempre deixam uma boa lembrança, e, funcionam como um atrativo a mais de sua loja.
Dicas do Livro: “Boas Vendas! Como vender mais e melhor no varejo”, de Alexandre Ayres.