Quero abrir minha própria loja de roupas!
Se você sempre sonhou em abrir seu próprio negócio, é bom de ficar por dentro do assunto. Hoje, boa parte dos Brasileiros sonha em ser um empreendedor, mas nem todos tem o conhecimento necessário para fazer a empresa “ir para frente”, ou seja, crescer. Abrir uma loja de roupas pode ser sim um bom investimento, ainda mais contando com o fato de que a área da moda está se consolidando cada vez mais no mercado. Mas vamos por partes, antes de tudo é preciso pensar em alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de investir nesse ramo.
1. Estipule um Segmento: Para quem você irá vender? Pensar em quem comprará seus produtos é fundamental, pois só assim você saberá como atingi-los de maneira eficaz. Sua loja será voltada para o público feminino, masculino, jovem ou infantil? Pense nisso e elabore estratégias para conquista-los.
2. Determine o seu produto: O que você irá vender? Você já percebeu que toda loja tem uma identidade? É nisso que você deve pensar. Que tipo de roupa terá em sua loja? Roupas casuais, formais, plus size, de grife, etc. Trabalhar com nichos específicos pode ser uma boa estratégia, ainda mais se for um nicho pouco explorado pelo mercado mas bastante procurado.
3. Preço: Na hora de precificar seu produto leve a qualidade em consideração, pois os clientes não irão pagar um preço elevado por algo mau feito, e se comprarem, dificilmente voltarão dependendo da experiência que tiveram com a peça. Pense da seguinte forma: Seu público realmente pagará por aquilo? Pagará mais vezes?
4. Localize-se bem: De nada adianta ter uma ótima loja se você não está onde o seu público está! Atente-se aos locais que seu possível cliente frequenta, pois dará a chance dele passar em frente e possivelmente entrar, nem que for para “dar uma olhadinha”, e fique tranquilo pois se realmente gostar da sua loja, ele voltará.
Essas são apenas algumas dicas básicas para te dar um empurrãozinho nessa nova jornada. Mas saiba que existe uma série de documentos e procedimentos pelos quais você precisará passar para que sua empresa seja regularizada e fique dentro da lei.
Montando o ponto de venda.
Quando você finalmente conseguir resolver todas as questões acima, é hora de botar a mão na massa para deixar a sua loja impecável!
Pensar em todos os detalhes parece bem difícil se for parar para pensar, mas a dica é fazer uma listinha com tudo que você irá precisar e elaborar nem que for de maneira simples, um projeto de como pretende montar o espaço.
Para te auxiliar, separamos alguns itens importantes e que não podem faltar em uma loja de roupas:
-Cabides: Expor seus produtos de maneira organizada é essencial. Desde a facilidade de procurar uma peça até a possiblidade da separação por tamanho, cor etc. o cabide é a melhor forma de apresentar suas peças, sem sombra de dúvidas.
Saiba que para cada tipo de peça existe também um modelo diferente de cabide, e tudo está associado ao melhor armazenamento do produto, evitando deixá-los amassados ou até caindo da arara. Confira em nosso site diversos modelos e peça agora mesmo um orçamento.
-Araras: é Necessário que você tenha araras para pendurar os cabides, e essas podem ter diversas formas: giratórias, retas, fixas na parede e etc. Essa questão depende muito do espaço que você tem disponível, tente não deixá-lo apertado demais, pois assim dará uma sensação de desconforto aos seus clientes.
– Manequins: Ainda sobre a exposição das peças a serem vendidas, os manequins são itens muito interessantes para utilizar em vitrines, pois dão uma imagem muito mais agradável e ainda possibilita que as pessoas tenham uma ideia de como aquela roupa fica no corpo. Hoje existem os mais variados tipos de manequins, podendo até terem cores diferentes que podem deixar um visual bacana para o seu estabelecimento.
Dica: Cuide com o modelo que irá utilizar, não adianta, por exemplo, utilizar manequins coloridos se o seu foco são roupas discretas. O modelo do manequim precisa estar adequado ao estilo de suas roupas no geral.
-Provadores: As pessoas costumam ficar muito indecisas na hora da compra, não só pela aparência da peça, mas também pelo tamanho e modelo, por isso, é importante que você disponibilize um espaço para que seja possível provar as peças antes de compra-las. E não é nenhuma novidade que esperar é umas das coisas que as pessoas menos suportam dentro de uma loja, por isso a dica é ter pelo menos dois provadores (dependendo do tamanho da loja é necessário ainda mais).
-Sofás/Cadeiras: Você não precisa montar uma sala de espera dentro do estabelecimento, mas ter algum lugar para que as pessoas possam sentar é um detalhe que agrega e muito na experiência do cliente. Nem que o espaço seja destinado aos acompanhantes, saiba que faz toda a diferença reservar esse espacinho e pode até gerar uma venda melhor, já que não haverá ninguém apressando o consumidor para ir embora por estar cansado.
Estou preparado para começar!
Agora que você já sabe por onde começar essa jornada, não perca tempo. Te desejamos muita sorte nessa nova caminhada.
Caso precise de alguns utensílios para montar sua loja, visite nosso site, garanto que poderemos te ajudar com algum item!