Para quem é encantado pelo mundo da moda e amante dos livros…
Separamos algumas dicas de leituras sobre o assunto para você colocar na sua listinha de livros 2018:
Glamour – Diana Vreeland
Sobre o livro: Na década de 1980, instigada por sua editora – Jacqueline Kennedy Onassis -, a lendária expert em moda Diana Vreeland (1903 – 1989) preparou uma inspirada seleção de suas imagens favoritas, produzidas por fotógrafos como Man Ray, Elliott Erwitt e Sir Cecil Beaton, e nelas baseou os seus próprios comentários sucintos e incisivos, elementos que fizeram do livro Glamour um clássico instantâneo. Nesta apurada reedição, a obra, inédita no Brasil, é apresentada por um prefácio do estilista Marc Jacobs. Glamour reúne um precioso conjunto de fotos extraídas de revistas de moda, imagens captadas pelas lentes dos paparazzi, assim como retratos de ícones da literatura e das artes , entre outros, Maria Callas, Gertrude Stein, Eva Perón, Mick Jagger, Audrey Hepburn e o general Charles de Gaulle.
A parisiense – Ines de La Fressange
Sobre o livro: Quais são os segredos do bom gosto parisiense? Ines de la Fressange – ícone da elegância na França – conta o que aprendeu sobre estilo e beleza durante décadas de experiência na indústria da moda. Ela dá conselhos de como se vestir com o encanto das parisienses e sugere um guarda-roupa a partir de apenas sete itens básicos e bons acessórios, que garantem produções práticas e elegantes.
Suas fontes preferidas para verdadeiros achados e soluções de vestuário, beleza e decoração – disponíveis on-line e em Paris – são acompanhadas por fotografias de moda, nas quais a modelo é sua filha, e por desenhos assinados pela própria Ines.
Dicionário de Moda – Emily Angus
Sobre o livro: Com mais de 800 itens, o título Dicionário de Moda explica os termos fundamentais da indústria da indumentária. Cada capítulo trata de um tema: movimentos artísticos, sociais e políticos que deram origem a estilos e tendências; peças de vestuário históricas e modernas, como paletós, ternos, calças, vestidos, saias, casacos, camisas, roupa íntima e acessórios; a construção e a costura das roupas, englobando alta-costura e alfaiataria; as fibras e os tecidos, assim como os adornos que podem transformá-los, abordando padronagens, fibras naturais, sintéticas, tecidos planos, não tecidos, renda, tratamentos especiais e estamparia. Referência essencial para estudantes, profissionais e admiradores do universo fashion, a obra ajuda a identificar os desenvolvimentos técnicos que impactaram a moda, sem deixar de pontuar a participação de personagens-chave, como estilistas, industriais, modelos e artistas da música, da pintura e do cinema. Imagens históricas, fotos de desfiles aclamados e detalhes em close ajudam a esclarecer e exemplificar os verbetes.
A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda – André Carvalhal
Sobre o Livro: Na moda ou na vida estamos sempre buscando o nosso espaço.
Quem somos? Onde estamos? Pra onde vamos? O questionamento é o ponto central da nossa existência, como se tudo precisasse ser revelado no campo da racionalidade (ou da afetividade) para existir.
Quando se trata da construção de uma marca, descobrir o que fazer tem muito a ver com descobrir quem a marca é.
Com jeitinho de “autoajuda”, mas sem a menor intenção de trazer receitas ou respostas milagrosas, A moda imita a vida tem o objetivo de gerar insights sobre caminhos de construção e manutenção de uma marca de moda, por meio do seu autoconhecimento.
A partir de entrevistas com alguns dos principais profissionais do mercado e criadores de grandes marcas, como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Kátia Barros e Marcello Bastos, o livro aborda as principais questões de uma marca na construção da sua identidade, imagem e posicionamento.