A Moda e o Rock

No dia 13 de julho é comemorado o dia mundial do Rock, gênero musical que explodiu na década de 1950 e que apesar do tempo não mudou sua essência. Muito mais que apenas música, também é visual, estilo e atitude!

As marcas deixadas por essa influência são facilmente encontradas em nosso dia a dia. Cores escuras, peças em couro, jeans, o xadrez, detalhes com tachas, coletes, camisetas com estampas e rasgados são alguns resultados do envolvimento do Rock com a moda.

O primeiro importante ícone desse estilo foi Elvis Presley; gel no cabelo, jeans curto com as barras dobradas, camiseta branca, camisa xadrez e jaqueta de couro, eram suas marcas registradas.

No final da década de 70, surgiram looks pensados por Vivienne Westwood e uma atitude que defendia o anarquismo e a crítica social. As bandas Ramones, Iron Maiden, The Clash e Sex Pistols usavam jeans skinny rasgado, camisetas justas, tênis ou coturno e jaquetas de couro.

Nos anos 90 ganha destaque o estilo grunge, lançado por Pearl Jam e Nirvana. Kurt Cobain, líder do Nirvana, usa elementos característicos da estética, como sobreposição, jeans detonados, camisas xadrez, moletons, gorros, e desleixo proposital. O seu estilo “não estou nem aí para o que dizem” chegou e tomou conta das tendências atuais e conquistou o mundo além das passarelas. Atualmente, temos um revival da década de 90 na moda.

Fonte de pesquisa: Revista Donna.