A vitrine é o primeiro contato do cliente com o produto, tendo como objetivos: despertar interesse, chamar atenção e atrair. Uma boa vitrine, garante que o público lembre de sua marca e pode ser responsável por até 70% das compras dentro do estabelecimento. Por ser um elemento de grande importância, e que traz bons resultados, existem até, profissionais especializados nessa área em questão.
É preciso ter muita atenção na hora de compor sua vitrine, começando pela famosa regrinha: “menos é mais”. O exagero de marcadorias, materiais de decoração, adesivos e cartazes, podem transmitir algo totalmente contrário do que é esperado. A poluição visual tende a passar a idéia de desconforto, confusão e acaba por não dar destaque a nenhum dos produtos expostos.
Um grande erro, é achar que quanto mais produtos em exposição, mais fácil será a escolha do cliente, porém, quanto mais opções você dá, mais você contribui para a indecisão dele, fazendo com que ao final, ele acabe por não comprar nada. Opte pelos espaços vagos, eles agregam valor aos espaços preenchidos.
Muito cuidado também com peças decorativas, evite detalhes que podem ser confundidos com produtos.
Ao final da montagem de sua vitrine, analise cada detalhe, mais de uma vez, se houver algo em excesso, é bom repensar sobre a disposição, a fim de evitar a poluição visual.