O JEANS

No dia 20 de maio de 1973 foi patenteada a famosa calça jeas, que foi criada por Jacob W. Davis e Levi Strauss, por isso, dia 20 de maio passou a ser o dia mundial do jeans. Ela surgiu quando eles pensaram em dar um novo uso ao tecido de algodão trançado marrom que era utilizado para cobrir carroças, e que estava sendo pouco vendido. Pensando então nos trabalhadores de garimpo de ouro que precisavam de roupas resistentes, decidiram criar uma calça, que foi sucesso imediato!

Por volta de 1980, Levi Strauss decidiu tingir  as peças com o corante de uma planta chamada indigus, e assim surgiu o Blue Jeans. E no século 20, em 1910, foram adicionados os bolsos traseiros.

O jeans passou a se popularizar, deixando de ser apenas uma roupa resistente de trabalho. Grandes nomes do cinema e da música contribuíram para essa popularização, nomes como Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley. 

Em 1950 iniciou-se a massificação da moda jeans que passou a ser utilizado não apenas em calças, mas também em macacões, jaquetas e saias. Logo também surgem os primeiros jeans com lavagem, e também aparecem formas mais ousadas na modelagem, calças largas, justas, amplas, com ou sem bolso, azuis ou pretas, lavadas e destonadas, as calças ficaram famosas e apareciam em todos os lugares.

Nos dias de hoje, não podemos negar que o jeans é uma das principais peças do nosso guarda roupa, com ele nós podemos adotar diversos estilos, desde o mais sofisticado até o mais despojado, é a tal peça chave que todos precisamos ter.

Priscilla Caroline Schwambach.